BLOG DA BARÃO | Fundamental 1

Durante a última semana, as turmas do 2º ano receberam uma visita especial para vivenciar uma oficina de Libras. O tema foi trabalhado aliado ao currículo ao longo do ano trazendo a importância da inclusão social, da aquisição da segunda língua oficial do Brasil e de se fazer Arte por meio desta para que o público da comunidade surda também tenha acesso às produções artísticas. A oficina foi ministrada por Eluana Weber, de 24 anos, e que nasceu surda. Eluana relatou um pouco de sua história, fez roda de conversa, dinâmica e ensinou sinais de cores e animais em libras. Foi recebida pelos alunos com muito carinho além de receber muitos abraços, cartas e lembranças. Confira as fotos no vídeo abaixo e também o depoimento dos alunos em relação à Língua brasileira de sinais.

Clique aqui para acompanhar alguns momentos da Oficina de Libras.

Clique aqui para acompanhar alguns depoimentos dos estudantes.


 

Com a temática "Experimenta Barão", pais, familiares e crianças puderam vivenciar diferentes práticas, que no cotidiano escolar são realizadas somente pelos estudantes. Foram oito oficinas com propostas diferentes como robótica, matemática no tablet, linguagem cênica, dança, alemão, língua portuguesa, libras e linguagem corporal que foram "experimentadas" pelas famílias. Ao final das oficinas, as crianças apresentaram músicas e Flash Mob, coordenadas pelas professoras de Artes, Lídia e Carlise. 
Clique aqui para acessar o vídeo do evento.

A turma 9.3.7 utilizou massa de modelar para uma atividade na aula de Ciências. Após saberem mais sobre os meios de transportes, os estudantes perceberam como a bicicleta é importante. Para ilustrar o que aprenderam, criaram várias bicicletas feitas de massa de modelar.