BLOG DA BARÃO | Fundamental 1

No dia 24 de abril. a turma 9.3.6 foi até o Laboratório de Matemática, com o desafio de construir um ábaco. O estudante Victor Manoel Moes Neto descreve a experiência:

"A construção do ábaco aconteceu no dia 24 de abril, no laboratório de Matemática da escola e foi muito divertida. Foi preciso para a construção: três caixas de pasta de dente, algumas tampinhas de refrigerante e um pedaço de papel. Nele estava escrito “C D U” para representar a centena, a dezena e a unidade. Depois da construção fizemos uma atividade em folha utilizando o ábaco que construímos. No dia seguinte a turma 9.3.4 foi até o laboratório de Matemática para fazer a atividade em folha e utilizar o ábaco que fizemos. Gostamos muito de construir um ábaco, ele ficou muito bom".

As turmas de terceiro ano estudaram sobre o tempo, meteorologia e previsão do tempo. A partir desses estudos, as turmas 9.3.4 e 9.3.6 foram ao laboratório de Ciências da nossa escola e construíram dois instrumentos utilizados para observar o tempo. Dois estudantes relataram sobre esse rico momento de aprendizado:
 
“No dia 12 de abril a nossa turma visitou o laboratório de Ciências com o objetivo de construir um pluviômetro. O pluviômetro é um aparelho que serve para medir a quantidade de chuva que cai numa região. Os materiais utilizados foram: uma garrafa pet de 2 litros e fita adesiva. Para confeccionar o aparelho cortamos a garrafa ao meio e viramos o gargalo para dentro da garrafa e a professora colou com fita adesiva. E no dia 15 de abril nossa turma visitou novamente o laboratório de Ciências com o objetivo de construir uma biruta. A biruta é um aparelho que serve para indicar a direção dos ventos. Os materiais utilizados foram: um bastão de madeira, um arame, três barbantes e um papel. Para confeccionar o aparelho amarramos os barbantes ao arame em forma de arco no bastão de madeira e colocamos o papel. Fizemos o teste no pátio e a biruta funcionou.”
Texto escrito pelo estudante Lucas Éder Marchi. Turma 9.3.4
 
“Eu e minha turma fomos ao laboratório de Ciências no dia 12 de abril, para construirmos uma biruta e um pluviômetro. Para fazer a construção da biruta usamos os seguintes materiais: Uma argola de arame, uma madeira, 3 barbantes verdes, um papel de seda colorido e cola. Para o pluviômetro usamos uma garrafa pet, uma tesoura, fita adesiva e uma caneta vermelha.
Nós construímos esses objetos para aprender como medir a quantidade de chuva e para aprender da onde está vindo o vento. Este dia foi muito legal porque conhecemos os instrumentos para medir o tempo e a função de cada um deles.”
Texto escrito pela estudante Maria Eduarda Bertoldi Viana. Turma 9.3.6

Estudar a tabuada ficou mais fácil para a turma 9.4.2. Os estudantes perceberam as regularidades entre as tabuadas de 2,4 e 8, entre as de 3,6 e 9 e entre as de 5 e 10. A partir disso eles acharam que ficou mais fácil entender e estudar a tabuada. Para fixar melhor, um divertido jogo da velha de multiplicação foi realizado.