BLOG DA BARÃO | Fundamental 2

Promovido pela Prefeitura de Blumenau, o concurso "Prefeito por um dia" tem o objetivo de estimular a cidadania nas crianças e adolescentes da cidade. Este ano, 37 escolas públicas e privadas participaram do concurso. Ao todo, 121 estudantes concorreram, nas categorias desenho, para alunos de 5º e 6º ano; redação, para 7º e 8º; e fotografia para 9º ano e 1º ano do Ensino Médio. Os cinco melhores em cada categoria foram selecionados para passar um dia com o prefeito Mário Hildebrandt e conhecer melhor como funciona a administração municipal. A Barão teve duas estudantes premiadas: ALESSANDRA SILVA DE LIMA, do 6º ano, na categoria desenho e EMILY MARSCHALEK NASCIMENTO, do 9º ano, na categoria fotografia. Parabéns às estudantes pelos belíssimos trabalhos apresentados!

Nos dias 16 e 17 de setembro aconteceu na Furb a Feira de Inovação e Empreendedorismo. Os alunos Maria Vitoria Wenderlich (9º ano) e João Vitor Wenderlich (6º ano) representaram a Escola Barão com o projeto Little Ants, o qual busca desenvolver um aplicativo que auxilie em uma educação de qualidade para toda a população. Em tese, o aplicativo desenvolvido por meio desse projeto seria um mediador na relação entre as escolas que buscam auxílio frente às questões pedagógicas e estruturais, bem como possíveis doadores de materiais. As escolas cadastradas apontariam suas carências e os usuários interessados em ajudar essas escolas beneficiariam as crianças e os professores dessas instituições de ensino para a construção de uma melhor infraestrutura, formação continuada para professores, materiais escolares e didáticos adequados à BNCC, além de fornecer alimentação equilibrada aos estudantes. Enfatiza-se que os beneficiados com esse aplicativo não seriam apenas as crianças e professores dessas escolas, mas toda a sociedade de modo geral. Parabenizamos nossos estudantes pela iniciativa! 

No componente de Língua Portuguesa os estudantes do 9° ano trabalharam o gênero textual entrevista por meio de uma atividade prática. A proposta consistiu em formação de grupos, recebimento de um tema de interesse dos possíveis leitores (como música, livros, séries, filmes, redes sociais...); formulação de questionário para entrevistar os colegas de turma; após isso os grupos fizeram a tabulação dos dados para transformar em uma reportagem a fim de traçar um perfil da turma com relação os temas recebidos. O resultado foi um momento de prática textual produtivo e interessante, com o qual se pôde conhecer melhor os gostos e pensamentos dos estudantes.