BLOG DA BARÃO | Ensino médio

Entre os dias 20 e 22 de setembro os estudantes do Ensino Médio da Barão participaram da 11ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – MIPErealizada pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). A Barão apresentou trabalhos desenvolvidos na disciplina de Iniciação Científica. Os trabalhos participantes foram: Preparo dos jovens para situações de emergência na Escola Barão do Rio Branco; A organização das escolas quanto à necessidades especiais; Como os jovens lidam com suas frustações: Uma análise entre os jovens do ensino médio da Escola Barão do Rio Branco. A participação dos estudantes em um evento de cunho científico denota a qualidade do desenvolvimento do trabalho deles e oportuniza os mesmos a vivenciarem a realidade acadêmica.

Para refletir a Reforma Luterana dentro do Período Literário Barroco, as turmas da 1ª série do Ensino Médio realizaram uma aula compartilhada durante a disciplina de Língua Portuguesa. "Compreender a Reforma é também entender melhor o contexto religioso que influencia a obra do Período Barroco. Além disso, a celebração dos 500 anos da Reforma Luterana é um momento de reflexão, o que vem ao encontro de uma das funções da Literatura na sociedade", afirma a professora Angelis Franco. Neste ano, a partir da inserção da pastoral escolar, os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer mais a história da Reforma e as suas contribuições para o contexto escolar e pedagógico. O Pastor Gilson apresentou, durante a aula compartilhada, textos de Lutero para aproximar os estudantes da literatura e dos valores da Reforma. A partir disso, os estudantes debateram o assunto e foi proposta a produção textual com o tema: Reforma: o que EU posso fazer melhor?

 

 

As turmas da 1ª série do Ensino Médio tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos que estão sendo desenvolvidos nas aulas de biologia. Em visita ao Laboratório de Anatomia da FURB, os estudantes puderam observaram os sistemas, órgãos e suas funções, entender a importância da existência do laboratório e das condições de aprendizagem dos alunos da Universidade.