BLOG DA BARÃO | Ensino médio

O estudante da turma 2.2.1, Vitor Eduardo Selenko, participou do 8º Fórum de Iniciação Técnico-Científica da Rede Sinodal de Educação, em Teutônia, no Rio Grande do Sul. O trabalho com o tema "Lixo orgânico - Problema ou solução para nossa sociedade?" foi apresentado para estudantes, professores, orientadores e avaliadores. 

 
 

Entre os dias 20 e 22 de setembro os estudantes do Ensino Médio da Barão participaram da 11ª Mostra Integrada de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura – MIPErealizada pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). A Barão apresentou trabalhos desenvolvidos na disciplina de Iniciação Científica. Os trabalhos participantes foram: Preparo dos jovens para situações de emergência na Escola Barão do Rio Branco; A organização das escolas quanto à necessidades especiais; Como os jovens lidam com suas frustações: Uma análise entre os jovens do ensino médio da Escola Barão do Rio Branco. A participação dos estudantes em um evento de cunho científico denota a qualidade do desenvolvimento do trabalho deles e oportuniza os mesmos a vivenciarem a realidade acadêmica.

Para refletir a Reforma Luterana dentro do Período Literário Barroco, as turmas da 1ª série do Ensino Médio realizaram uma aula compartilhada durante a disciplina de Língua Portuguesa. "Compreender a Reforma é também entender melhor o contexto religioso que influencia a obra do Período Barroco. Além disso, a celebração dos 500 anos da Reforma Luterana é um momento de reflexão, o que vem ao encontro de uma das funções da Literatura na sociedade", afirma a professora Angelis Franco. Neste ano, a partir da inserção da pastoral escolar, os estudantes estão tendo a oportunidade de conhecer mais a história da Reforma e as suas contribuições para o contexto escolar e pedagógico. O Pastor Gilson apresentou, durante a aula compartilhada, textos de Lutero para aproximar os estudantes da literatura e dos valores da Reforma. A partir disso, os estudantes debateram o assunto e foi proposta a produção textual com o tema: Reforma: o que EU posso fazer melhor?