Na manhã desta segunda-feira (07), os estudantes da terceira série do Ensino Médio assistiram a uma peça do Grupo de Teatro do Barão Arte e Cultura. Através de uma releitura, os estudantes puderam conhecer um pouco mais da história de uma das mais famosas obras de Ariano Suassuna, o Auto da Compadecida. A obra é apenas uma das oito que serão cobradas no vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Confira abaixo a lista das obras obrigatórias para o Vestibular UFSC 2017, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro:


Ariano Suassuna - Auto da compadecida
Machado de Assis - Esaú e Jacó
Ana Cristina Cesar - Poética
Conceição Evaristo - Olhos D’Água
Carlos Henrique Schoereder - As fantasias eletivas
Elvira Vigna Vitória Valentina - Lamparina
Caio Fernando de Abreu - Além do ponto e outros contos
Maria Valéria Rezende - Quarenta dias

 

A turma do Infantil IV da Unidade Velha fez uma visita na Associação dos Cegos do Vale do Itajaí. As crianças foram recebidas pelo presidente da instituição e participaram de momentos de muitas descobertas: apresentação do coral, ouviram sobre a falta de visão e como se locomover, fizeram uma atividade de locomoção com os olhos vendados utilizando a guia, aprenderam sobre um esporte chamado goalball e escutaram uma história lida no sistema braille. Foi uma experiência enriquecedora! 
 


 

Nas aulas de História, as turmas do 5º ano estão estudando as diversas formas de trabalho ao longo da história do Brasil. A partir dessa temática, estudaram como se deu o processo de industrialização no país. Como proposta de aprofundamento desses estudos, as turmas visitaram o Museu Hering e ampliaram seus conhecimentos pautados nos seguintes objetivos: 
- Estimular para o estudo das Primeiras Indústrias no Brasil;
- Conhecer a história da Cia Hering na cidade;
- Identificar os processos de produção do algodão;
- Constatar a importância da indústria têxtil no Vale do Itajaí, na história da cidade, na moda influenciando a sociedade, no processo de desenvolvimento tecnológico e econômico e, em relação a figura feminina na sociedade da época;
- Comparar a indústria Cia Hering de 1880 com atual levando em consideração o tipo de mão de obra demandada por aquela atividade, as máquinas, a moda, a estrutura física, a localização;
- Compreender que muito do conforto da vida moderna se deve à utilização de progressos científicos e avanços tecnológicos;
- Perceber as medidas de proteção ambiental como promotoras da qualidade da vida;
- Visualizar e vivenciar a trajetória histórica da Cia. Hering, bem como o desenvolvimento de Blumenau e do Vale do Itajaí.
 
As fotos ilustram os valiosos momentos de aprendizado que os estudantes viveram!