Neste sábado (11), no Ginásio do Galegão, a cidade de Blumenau vai receber o Robotics Experience 2017, o maior evento de robótica do sul do país. 
A Escola Barão do Rio Branco estará representada com estudantes em duas modalidades:
Mostra de Robôs: Artur Silva Zabel, Júlio César Lopes, João Victor Constantino Berwald, Bruno Gropp da Silva, Yasmin Bernardi, Martina Lanser Cerede, Isabelli Abbiati Rideiro, Bernardo Peixer Stahelin, Bernardo Fautisno Zoz, Bernardo Luiz Carls Markoski e Enzo Paris Cascaes
Desafio do Robô: Arthur Roberto Buerger Pereira,    Lucas Cândido Belletti,Filipe H. Ludwig, Enzo Euzébio Martins da Veiga, João Vinícius Sens Reckelberg, Rafael Voltolini Theisges, Jeanlucas Nowakovski Santana, Daniel Mattos de Oliveira Amorim, Eduardo Osório Manke, Lucas Steinert Piva, João Victor Marques Siqueira, Marcello Freiberger Figueiredo

Com o intuito de proporcionar uma imersão no mundo da robótica educacional, o evento traz atividades para todos os visitantes do evento e, principalmente, aos estudantes que já participam dos programas de educação tecnológica da Robomind.
Os estudantes classificados, por meio de seletivas anteriores, irão participar do módulo Desafio do Robô uma atividade divertida e rica em aprendizagem, onde os participantes realizarão incríveis missões com seus robôs, demonstrando todo o conhecimento que a robótica educacional pode proporcionar.
Para os visitantes, além de acompanharem as atividades do Desafio do Robô, poderão também conferir projetos desenvolvidos por estudantes da Robomind em uma Mostra de Robôs. Uma oportunidade de conhecer de perto as possibilidades da robótica no ambiente educacional. 
No mesmo dia, o evento vai trazer um Robô Industrial 4.0, pois todo o conhecimento adquirido em sala de aula fundamenta o que há de mais moderno na indústria. E, para ficar ainda melhor, o Robotics Experience 2017 tem entrada gratuita para visitantes!
As equipes que participarem do modulo Desafio do Robô irão contribuir com um valor de inscrição. O valor arrecadado será destinada a Casa de Apoio – Associação de Pais e Portadores de Mielomeningocele e Neoplasia.
O evento é organizado pela ROBOMIND BRASIL, que atua na área da educação, utilizando a robótica como ferramenta de ensino, com metodologia que privilegia o trabalho em equipe e a resolução de problemas, oferecendo um desenvolvimento e aprendizagem efetiva no âmbito acadêmico, social e cognitivo dos seus estudantes.

 

No dia 06 de novembro, a turma do Infantil V.1 da Unidade Victor Konder encerrou seu projeto de estudos "No mundo da escrita", com uma saída pedagógica pra lá de especial. As crianças foram conhecer o Centro Braille de Blumenau que fica nas dependências da Fundação Cultural. No local, puderam conhecer um pouco mais sobre a escrita em Braille, manusearam a reglete que é um dos primeiros instrumentos criados para a escrita Braille, conheceram também a máquina de escrever em Braille e o soroban, a calculadora para deficientes visuais.
A turma ouviu uma história às escuras, ou seja, vendados. As crianças ouviram a história Adélia Esquecida e depois, através do tato, puderam conhecer as imagens do livro em relevo, uma experiência rica para crianças normovisuais.
Após a visita ao Centro Braille, a turma fez uma visita ao Cemitério dos Gatos e ao entorno do Horto Botânico Edith Gaertner onde um delicioso piquenique e brincadeiras foram realizados.

Nesta quarta-feira (08), estudantes do 5º ao 9º ano participaram da votação do programa Vereador Mirim. A votação aconteceu utilizando urnas eletrônicas. Três estudantes participaram do pleito para concorrer a uma vaga na Câmara Mirim: Natália Oliveira Pereira dos Santos, Maria Laura Vizentainer Krambeck e Alonso Pamplona.
Em Blumenau são 149 candidatos que concorrem a 15 vagas de vereador mirim titular e 15 vagas de vereador mirim suplente.
O resultado oficial das eleições será divulgado no dia 17 de novembro de 2017, no site oficial da Câmara de Vereadores. Os alunos eleitos serão diplomados em dezembro, no plenário do Poder Legislativo blumenauense, e o mandato se estenderá até 31 de dezembro de 2018.