Ensino Fundamental 2

Conhecimentos essenciais. Valores fundamentais.

Nos anos finais do Ensino Fundamental prioriza-se a consolidação e o aprofundamento das competências desenvolvidas nos anos iniciais.

Os estudantes dessa etapa encontram-se numa faixa etária que corresponde à transição entre infância e adolescência. Além de experimentar intensas mudanças biológicas, psicológicas, sociais e emocionais, esses alunos caracterizam-se pela transição do pensamento operatório/concreto para um pensamento de natureza mais complexa e abstrata.

A partir disso, conforme determina a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Proposta do Ensino Fundamental – anos finais - tem como ponto de partida a apropriação de diferentes lógicas de organização dos conhecimentos, que passam a ser mais complexos e específicos em cada área. Tendo em vista essa especialização dos vários componentes curriculares, trabalha-se uma progressiva complexidade a partir das experiências do Fundamental I, visando ao aprofundamento e ampliação do repertório acadêmico, cultural, social e humano dos estudantes.