Ensino Médio | Proposta Pedagógica

A formação do estudante tem como alvo a aquisição de conhecimentos básicos, a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de atuação.  A proposta pedagógica do Ensino Médio, busca  o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, aprender, criar e formular, buscar informações, analisá-las e selecioná-las. Além disso, a Escola se propõe a relacionar teoria e prática, vinculando a educação ao mundo do trabalho e a prática social.

A escola oferece a oportunidade para o estudante se familiarizar com as áreas do conhecimento oferecidos na Universidade, antecipando dessa forma, a cultura  dos processos científicos e tecnológicos do mundo do trabalho através do componente curricular  Linguagens Contemporâneas.

Tal componente propõe articular no currículo escolar o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura como eixos integradores nas modalidades obrigatórias na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio:
Ø   Ciência e Pesquisa: área das ciências da Saúde e da terra
Ø   Oratória: área da  comunicação
Ø  Tecnologias Integradas: área das ciências tecnológicas
Ø  Administração e Empreendedorismo: área  das ciências sociais aplicadas
Ø  Cultura e Comunicação:  área das ciências humanas e da comunicação

Para o atendimento das finalidades do Ensino Médio, a Escola Barão trabalha a partir de  atividades interdisciplinares que contribuem para o ingresso no ensino superior e na escolha profissional dos estudantes e para a construção de seu projeto de vida. Considerando diferentes aspectos da vida pessoal, profissional, cultural e social dos jovens, a escola oferece as seguintes atividades curriculares e extracurriculares: projeto valores, formação de leitores e  o Programa de Orientação Profissional (POP Barão).