Programas Institucionais

A Barão possui três programas institucionais principais que norteiam atividades e ações em todas as etapas de ensino: Valores, Sustentabilidade e Formação de Lideranças. Por meio deles, toda a comunidade escolar é levada a reflexões que geram contribuições efetivas para a sociedade em que estamos inseridos.

Conexão Família e Escola

Trilhar o percurso formativo das crianças e estudantes com a parceria da família é essencial para a Barão. Por isso, desde o ingresso de um novo estudante na Escola, buscamos a interação com a família proporcionando acolhimento e proximidade.

Ao longo do ano a Barão realiza encontros com as famílias trazendo reflexões com temas pertinentes para o contexto e proporciona reuniões informativas para manter o alinhamento em relação ao que acontece na Escola.

A integração também é importante para fortalecer essa conexão. Por isso, a Barão possui um calendário de eventos em que a família também é convidada a participar e vivenciar momentos especiais com os estudantes e com a equipe da Escola.

Certificação Internacionais

Sabia que a Barão é distribuidora exclusiva dos testes TOEFL no estado de Santa Catarina e na Rede Sinodal de Educação? Em parceria com a Up Language Consultants, responsável pela distribuição do teste no Brasil, a Barão aplica uma das provas mais respeitadas em proficiência de inglês no mundo. Os testes são aplicados no 5º ano (TOEFL Primary) no 9º ano (TOEFL Junior) e na 3ª série do Ensino Médio (TOEFL ITP). O acompanhamento pedagógico também é feito pela consultoria TOEFL da Barão, para que os testes sejam utilizados como uma ferramenta de gestão pedagógica da língua inglesa.

Além das certificações em Língua Inglesa, a Barão também oferece a prova Goethe-Zertifikat, nos níveis A1 (FIT), A2 (FIT), B1 e B2 para os alunos de alemão a partir do oitavo ano.

Clube Barão

O Clube Barão de Descontos traz benefícios para estudantes, pais, professores e funcionários, através de descontos exclusivos em estabelecimentos parceiros.

Confira como utilizar:

Estudantes: apresentar a carteirinha de estudante ou atestado de matrícula (frequência) devidamente assinado pela Escola Barão, acompanhado por um documento com foto.

Pais: quando beneficiados os pais deverão apresentar a carteirinha de estudante de seu filho e documento de identidade, que comprove o grau de parentesco.

Professores/funcionários: quando beneficiados devem apresentar o crachá de identificação e um documento com foto.

Confira na página clube barão os parceiros e as condições de cada benefício

Ambientes de Aprendizagem

A Barão dispõe de uma grande infraestrutura: são cinco blocos localizados no centro da cidade, além da Unidade de Educação Infantil Victor Konder. Estão à disposição dos estudantes e professores: auditório, área de convivência, cantina e restaurante. Todas as salas de aula são climatizadas. As salas do Ensino Médio e Ensino Fundamental equipadas com projetor multimídia. A escola possui brinquedoteca, ambulatório, biblioteca informatizada, laboratórios de idiomas, laboratório de ciências e robótica. Possui um Complexo Esportivo com salas de ginástica, danças, artes marciais, xadrez e duas quadras poliesportivas.

Oportunidade no Exterior (Pasch, Intercâmbios)

A Barão é parceira da iniciativa PASCH/Goethe-Institut, um instituto cultural de âmbito internacional da Alemanha. O PASCH promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional. A Barão anualmente recebe diversas bolsas de estudo para os seus estudantes para o aprofundamento da língua alemã. Além do PASCH, a Barão conta com a parceria da World Study, empresa de intercâmbios que promove todos os anos a experiência de estudo no exterior para os estudantes interessados.