Sempre atentos à educação, os membros da Igreja Evangélica Luterana de Blumenau decidiram organizar uma escola que atendesse às famílias da comunidade local e regional.

Essa escola, inicialmente denominada de Escola Primária Barão do Rio Branco, foi construída junto ao Jardim de Infância 2 de Setembro, que existia desde 1950 e era mantido pela Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau da Igreja Luterana.

A Escola Primária Barão do Rio Branco foi fundada, oficialmente, em 1953, pelo Decreto nº 941, e iniciou suas atividades no dia 04 de março do mesmo ano, com 16 crianças inscritas na série inicial. Sua primeira professora foi a Sra. Ilse Brunhilde Schmider (Dona Ilse), que também se tornou a primeira diretora e exerceu a função até o ano 2000.

Em 1973, a escola iniciou e implantou o ensino de 5ª a 8ª série, passando a se chamar Escola Básica Barão do Rio Branco. Com a conclusão da primeira turma de 8ª série em 1976, implantou-se o 2º Grau (Ensino Médio), com as habilitações em Desenho Arquitetônico e Auxiliar de Escritório. Em 1984, também passou a oferecer aulas de alemão.

• 1991

Aconteceu a inauguração de dois grandes projetos: o Ginásio de Esportes e a passarela sobre a rua Nereu Ramos.

• 1993

A marca "Escola Barão do Rio Branco" passa a ser o nome oficial utilizado até os dias atuais.

• 2004

De forma pioneira, a Escola implanta o Período Integral.

• 2005

Foi criado e implantado o Curso Livre Barão Idiomas, com cursos de Alemão, Inglês e Espanhol, abertos aos estudantes e à comunidade. Em 2010, foi criado e implantado o Curso Livre Barão Arte e Cultura, com o objetivo de promover e ampliar o repertório cultural e o desenvolvimento da sensibilidade estética e da produção cultural através da música, dança, teatro e das artes visuais.

• 2012

A Escola Barão iniciou as atividades da Unidade Victor Konder, atendendo na Educação Infantil.

• 2014

O Barão Idiomas passou a atuar como uma escola de idiomas, aberta para toda a comunidade. A aplicação dos testes TOEFL também passou a ser realizada como uma atividade curricular, preparando os estudantes para vivências no exterior. A escola lança o LIPI (Livro de Projetos Integrados). Um material criado por professores da Barão com atividades que envolvem projetos de leitura, educação financeira, Projeto Valores e Robótica.

• 2016

Foram abertas as duas primeiras turmas do Ensino Bilíngue. Na unidade centro, uma turma de 1° ano e na Unidade Victor Konder, Infantil V.

Também em 2016, a Barão iniciou as atividades na Unidade Jardim Blumenau, atendendo a partir do Berçário (4 meses).

• 2017

A Barão foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como a primeira escola bilíngue autorizada de Santa Catarina.

• 2020

Foi inaugurado o Espaço Alameda Haus - Artes e Idiomas.

Com o apoio da comunidade luterana e pautada nos princípios da Reforma Luterana, a Escola permanece com sua tradição, porém em constante processo de inovação.

Hoje é denominada Escola Barão do Rio Branco e conta com uma ampla estrutura para proporcionar a oferta de educação com excelência.

É uma Instituição reconhecida pela comunidade e que vem contribuindo para a formação de pessoas, de líderes e de profissionais que se destacam em diversas áreas.

Receba nossas novidades

Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAM.
SIGA NOSSO PERFIL
Ícone whatsapp