Schultüte - O saco de papel na forma de um grande cone

Um "Schultüte" (em alemão saco escolar) ou cone escolar é um saco de papel na forma de um grande cone que é oferecido às crianças na Alemanha, República Checa e Áustria no seu primeiro dia de aula no ensino fundamental. Lá é oferecido pelos pais e família. O cone pode conter brinquedos, guloseimas, artigos escolares como cadernos e material de escrita, roupa e outras ofertas ao jovem estudante.

A tradição remete ao século XIX, e teve origem nas regiões da Turíngia e Saxônia/Alemanha. Era contado às crianças que o professor tinha "uma árvore com cones de doces" escondido na escola, e que só poderiam abrir os cones na escola. Os primeiros Schultüte foram confeccionados em Jena em 1817, e depois em outras cidades do leste alemão como Dresden e Leipzig. Este costume expandiu-se por toda a Alemanha no início do século XX.

Os estudantes do primeiro ano da Escola Barão também receberam na sua primeira aula de alemão um Schultüte (palavra feminina em alemão), como símbolo da tradição germânica, oferecida pela Iniciativa PASCH/Goethe Institut e pela Escola Barão, como incentivo ao aprendizado do idioma alemão.

A Iniciativa PASCH (http://blog.pasch-net.de/paschnobrasil) é uma iniciativa do Governo Alemão/Ministério das Relações Exteriores, com apoio pedagógico do Instituto Goethe, que busca implementar o ensino da língua alemã para mais de 500 mil alunos de mais de 2000 escolas parceiras em 113 países. Destas, nos módulos da nossa parceria (existem 2), 23 estão no Brasil, incluindo a Escola Barão.

“QUEM APRENDE UMA NOVA LÍNGUA CONHECE UM NOVO MUNDO.” (Johann Wolfgang von Goethe)