Sempre atentos à educação, os membros da Igreja Evangélica Luterana de Blumenau decidiram organizar uma escola que atendesse às famílias da comunidade local e regional.

Essa escola, inicialmente denominada de Escola Primária Barão do Rio Branco, foi construída junto ao Jardim de Infância 2 de Setembro, que existia desde 1950 e era mantido pela Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau da Igreja Luterana.

A Escola Primária Barão do Rio Branco foi fundada, oficialmente, em 1953, pelo Decreto nº 941, e iniciou suas atividades no dia 04 de março do mesmo ano, com 16 crianças inscritas na série inicial. Sua primeira professora foi a Sra. Ilse Brunhilde Schmider (Dona Ilse), que também se tornou a primeira diretora e exerceu a função até o ano 2000.

Em 1973, a escola iniciou e implantou o ensino de 5ª a 8ª série, passando a se chamar Escola Básica Barão do Rio Branco. Com a conclusão da primeira turma de 8ª série em 1976, implantou-se o 2º Grau (Ensino Médio), com as habilitações em Desenho Arquitetônico e Auxiliar de Escritório. Em 1984, também passou a oferecer aulas de alemão.

  • 1991

    Aconteceu a inauguração de dois grandes projetos: o Ginásio de Esportes e a passarela sobre a rua Nereu Ramos.

  • 1993

    A marca "Escola Barão do Rio Branco" passa a ser o nome oficial utilizado até os dias atuais.

  • 2004

    De forma pioneira, a Escola implanta o Período Integral.

  • 2005

    Foi criado e implantado o Curso Livre Barão Idiomas, com cursos de Alemão, Inglês e Espanhol, abertos aos estudantes e à comunidade. Em 2010, foi criado e implantado o Curso Livre Barão Arte e Cultura, com o objetivo de promover e ampliar o repertório cultural e o desenvolvimento da sensibilidade estética e da produção cultural através da música, dança, teatro e das artes visuais.

  • 2012

    A Escola Barão iniciou as atividades da Unidade Victor Konder, atendendo na Educação Infantil.

  • 2014

    O Barão Idiomas passou a atuar como uma escola de idiomas, aberta para toda a comunidade. A aplicação dos testes TOEFL também passou a ser realizada como uma atividade curricular, preparando os estudantes para vivências no exterior. A escola lança o LIPI (Livro de Projetos Integrados). Um material criado por professores da Barão com atividades que envolvem projetos de leitura, educação financeira, Projeto Valores e Robótica.

  • 2016

    Foram abertas as duas primeiras turmas do Ensino Bilíngue. Na unidade centro, uma turma de 1° ano e na Unidade Victor Konder, Infantil V.

    Também em 2016, a Barão iniciou as atividades na Unidade Jardim Blumenau, atendendo a partir do Berçário (4 meses).

  • 2017

    A Barão foi reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação como a primeira escola bilíngue autorizada de Santa Catarina.

  • 2020

    Foi inaugurado o Espaço Alameda Haus - Artes e Idiomas.

    Com o apoio da comunidade luterana e pautada nos princípios da Reforma Luterana, a Escola permanece com sua tradição, porém em constante processo de inovação.

    Hoje é denominada Escola Barão do Rio Branco e conta com uma ampla estrutura para proporcionar a oferta de educação com excelência.

    É uma Instituição reconhecida pela comunidade e que vem contribuindo para a formação de pessoas, de líderes e de profissionais que se destacam em diversas áreas.

Notícias da Barão

Implementação da Lei de Igualdade Social

Escola Barão promove um ambiente de respeito, equidade e inclusão.

LEIA MAIS

Heróis em ação: Gincana Estudantil Barão encerra o semestre com união, criatividade e muita energia

Evento tradicional mobilizou turmas do 9º ano e Ensino Médio em dois dias de provas, desafios e trabalho em equipe

LEIA MAIS

Horários das apresentações - Arraiá da Barão

Confira os horários das apresentações da Festa Junina

LEIA MAIS
VER TODOS

Receba nossas novidades

Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAM.
SIGA NOSSO PERFIL
Ícone whatsapp
Ícone Natela by - Natela Soluções Web