Ensino Fundamental II: Desenvolvimento de autonomia e novas relações com o mundo

Ensino Fundamental II

A proposta do Ensino Fundamental (6º ao 9º) tem como ponto de partida a apropriação de diferentes lógicas de organização dos conhecimentos que, a partir dessa etapa, são mais complexos e específicos de cada área.

Tendo em vista essa especialização dos vários componentes curriculares, trabalha-se uma progressiva complexidade, visando o aprofundamento e ampliação do repertório acadêmico, cultural, social e humano dos estudantes. A proposta visa, ainda, fortalecer a autonomia, oferecendo aos estudantes ferramentas para acessar e interagir criticamente com fontes de informação e conhecimento.

Cultura Digital

Um dos diferenciais da proposta da Barão é o componente curricular de Cultura Digital. A Base Nacional Comum Curricular apresenta uma série de habilidades que devem ser desenvolvidas pelos estudantes nesse contexto, com um olhar para as mudanças provocadas pela tecnologia e pela internet na forma como produzimos, consumimos e transformamos a cultura.

A Barão entende a importância do tema para esta geração de estudantes, por isso, organizou um percurso formativo com três eixos principais: Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional. Ao longo dos quatro anos, os estudantes vivenciam a relação entre tecnologia e sociedade, aprendendo sobre as ferramentas tecnológicas de forma contextualizada.

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