A proposta do Ensino Fundamental (6º ao 9º) tem como ponto de partida a apropriação de diferentes lógicas de organização dos conhecimentos que, a partir dessa etapa, são mais complexos e específicos de cada área.
Tendo em vista essa especialização dos vários componentes curriculares, trabalha-se uma progressiva complexidade, visando o aprofundamento e ampliação do repertório acadêmico, cultural, social e humano dos estudantes. A proposta visa, ainda, fortalecer a autonomia, oferecendo aos estudantes ferramentas para acessar e interagir criticamente com fontes de informação e conhecimento.
Cultura Digital
Um dos diferenciais da proposta da Barão é o componente curricular de Cultura Digital. A Base Nacional Comum Curricular apresenta uma série de habilidades que devem ser desenvolvidas pelos estudantes nesse contexto, com um olhar para as mudanças provocadas pela tecnologia e pela internet na forma como produzimos, consumimos e transformamos a cultura.
A Barão entende a importância do tema para esta geração de estudantes, por isso, organizou um percurso formativo com três eixos principais: Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional. Ao longo dos quatro anos, os estudantes vivenciam a relação entre tecnologia e sociedade, aprendendo sobre as ferramentas tecnológicas de forma contextualizada.
Confira a programação das competições e as orientações para todos os atletas.
LEIA MAISNos dias 18, 19 e 20 de julho, professores e colaboradores da Barão participaram do 34º Congresso da Rede Sinodal de Educação (RSE) em São Leopoldo/RS.
LEIA MAISEscola Barão recebeu a visita de Gustavo Lodetti, ex-aluno que atualmente está estudando na Trinity College, localizada em Illinois nos EUA.
LEIA MAISÉ com grande satisfação que informamos que o resultado da seletiva já está disponível!
LEIA MAIS