Ensino Médio Guia Barão: suas escolhas na direção certa

Ensino Médio

Com uma proposta dinâmica e contextualizada com as competências e habilidades necessárias para o século XXI, o Ensino Médio Guia Barão oportuniza vivências práticas que respeitam a identidade do jovem de hoje, mas que também os auxiliam para projetos futuros, sejam pessoais ou profissionais.
O nome Guia Barão foi escolhido porque esta etapa conduz o estudante na direção das melhores escolhas, acompanhando esse percurso de perto e dando todas as orientações necessárias para aproveitar o melhor dessa experiência.

1ª e 2ª séries

Na 1ª e 2ª séries do Ensino Médio os estudantes terão os conteúdos básicos previstos pela BNCC e que são comuns a todos. Estes componentes estão diretamente associados às habilidades e competências que todos os estudantes devem desenvolver durante o Ensino Médio. Na 1ª série iniciam também as unidades de aprofundamento para todos os estudantes: Projeto de Vida e Idiomas. Na 2ª série, acrescentam-se Saúde e Movimento, Oficina de Comunicação, Metodologia Científica, Economia e Empreendedorismo, Idiomas e Responsabilidade Social.

3ª série

Chegando na 3ª série do Ensino Médio, o estudante irá concluir a formação básica e o itinerário comum e irá optar por um dos percursos:

Guia Log:

O Guia Log concentra-se em disciplinas como Astronomia, Investigação Forense, Lógica e Matemática Aplicada, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos nessas áreas específicas. Isso não apenas enriquece sua compreensão desses campos do conhecimento, mas também os capacita a aplicar conceitos e habilidades práticas em situações do mundo real, preparando-os para desafios futuros relacionados à ciência, investigação e raciocínio lógico.

Guia Point:

O Guia Point é voltado para disciplinas como Storytelling, História da Arte, Filosofia, Sociologia e Atualidades, que desempenham um papel fundamental na formação cultural, social e artística dos estudantes. Ao explorar essas áreas, os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda da cultura, da sociedade e da expressão artística, capacitando-os a apreciar e analisar de maneira crítica o mundo ao seu redor. Isso promove uma visão mais ampla e informada do contexto cultural e social, preparando-os para uma participação significativa na sociedade atual.

Além disso, valorizamos o trabalho interdisciplinar em nosso currículo, oferecendo projetos como a Miniempresa, na 2ª série, para estimular o empreendedorismo e Mentes Brilhantes, na 1ª série, para promover a exploração científica e descobertas. Esses projetos interdisciplinares são essenciais, pois permitem que os estudantes integrem conhecimentos de diversas áreas, desenvolvam habilidades de resolução de problemas complexos e aprendam a colaborar de maneira eficaz, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo real com uma abordagem ampla e eficaz. Eles não apenas desenvolvem conhecimento, mas também aplicam seus aprendizados de forma prática, contribuindo de maneira significativa para a sociedade

Receba nossas novidades

Fique tranquilo(a), não enviaremos SPAM.
SIGA NOSSO PERFIL
Ícone whatsapp